Exposição Contramemória - Theatro Municipal de São Paulo - São Paulo - SP - 250m²_2022_Fotos Marcela Karan

Equipe: Eduardo Chalabi, Caio Peres Lima e Gabriel Ribeiro. Curadoria: Jaime Lauriano, Lilia Moritz Schwarcz, Pedro Meira Monteiro. Produção: Automática Produtora, Realização: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Theatro Municipal e Automética Produtora. Identidade Visual: Oga Mendonça, Rita Faria. Montagem: Superarte

Contramemória relê e traduz criticamente a Semana de 22 e o seu ambiente cultural e político, tanto com obras contemporâneas quanto as do Acervo Modernista do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O choque produzido entre essas duas vertentes desnuda os silêncios e as ambiguidades presentes na hoje canônica Semana de Arte Moderna, agora revista por novos olhares, histórias e protagonismos, muito mais plurais. As ideias e visões de uma maioria masculina, branca e abastada do passado, em contraste com artistas negros, indígenas, trans, mulheres e de várias gerações.

Contramemória pretende estabelecer um diálogo entre 38 trabalhos pertencentes ao acervo modernista do Centro Cultural São Paulo e cerca de 90 obras contemporâneas, emprestadas ou comissionadas, que colocarão em tensão os silêncios e as ambiguidades presentes na Semana de Arte Moderna, aqui revista por meio de outras histórias e outros protagonismos, muito mais plurais.

Contramemória parte do espaço único do Theatro Municipal, com sua opulência e riqueza de detalhes. A expografia é conduzida por um tubo dourado que surge do piso e convida os visitantes a interagir com o Edifício através dos vazios e ângulos criados pelos painéis. Essa composição gera um diálogo e uma ficção entre os mais de 100 anos que separam os eventos.