CAM 05 R04.jpg

Para o projeto da Casa do Jovem Colecionador no Jardim Paulistano, São Paulo, foi criada uma fita de concreto aparente que faz os muros externos e a paredes internas do pavimento térreo. Sobre essa fita está apoiado um “U” de de Stell Frame revestido de Dry Wall com pintura branca e para o seu fechamento perpendicular são instalados tubos de alumínio com pintura degradê formando um brise de fachada.

No pavimento térreo um cubo de madeira reúne todas as partes de serviço do programa, solto da fita de concreto libera todo o piso para a área social, incluindo aí a cozinha, assim todo o pavimento é transparente conectando os jardins da frente e dos fundos. O cubo de madeira termina na escada que leva ao segundo pavimento e nesse momento é criado um pé direito duplo na sala de estar que revela uma cobertura de vidro sobre uma pérgola que ilumina todo o miolo da casa. Nesse espaço que é configurado por paredes coloridas a sala ganha novas dimensões, quebrando a horizontalidade e criando novas visuais. A sala de jantar se conecta com a cozinha de um lado e com a varanda de outro que é uma continuidade do espaço de estar e termina num generoso jardim, rompendo a relação interior/exterior, já que esses espaços são divididos apenas por portas de correr de vidro.

No piso superior chega-se a partir da escada e do espaço de pé-direito duplo na sala íntima que se conecta ao estúdio. Todo esse espaço é banhado pela luz zenital da pérgola. Nesse piso estão as duas suítes, uma de hóspedes que dá para o jardim da frente e a suíte master que se abre para os jardins do fundo.

Tiramos partido do fato da casa ser geminada dos dois lados, criando assim uma grande superfície de paredes com diversos acabamentos e tamanhos para que a coleção de arte do morador fosse distribuída ao longo de toda a residência.

São Paulo, SP, Brasil.
Projeto: 2017
Área: 236m2
Imagens: Miguel Muralha